Teologia

Teologia


CURSO:  BACHAREL  [LIVRE]  EM  TEOLOGIA
Curso “livre”, para fins ministeriais eclesiásticos da Igreja Presbiteriana do Brasil, não reconhecido/regulamentado pelo MEC.
Como tal, não pode propiciar aproveitamento de créditos em cursos regulares reconhecidos.

Trata-se de curso “livre” de formação teológica de nível superior, que vem sendo oferecido desde 1976, voltado para a formação de obreiros para os diversos ministérios eclesiásticos, em especial da Igreja Presbiteriana do Brasil. Seu cumprimento habilita às avaliações de ingresso no ministério pastoral, via ordenação eclesiástica. Também habilita, preliminarmente, a outros ministérios, tais como o missiológico e o educacional.

Seu pré-requisito é a escolaridade de nível médio, mas sujeita-se a normas adicionais, tais como a Resolução SC-IPB/1990-163 (clique para visualizar [texto em PDF]), para o caso de candidatos conciliares ao ministério. Seu molde teológico fundamental se encontra nos Símbolos Doutrinários de Westminster, originados em 1647, na versão adotada pela Igreja Presbiteriana do Brasil

A carga horária total é de 3.210 horas-aulas, distribuída em 214 créditos. Tem duração previsível de quatro (04) anos, para turno Matutino e cinco (05) anos, para turno Noturno.

O programa de curso é descrito no “Conteúdo Programático Padrão” (clique para visualizar).

O calendário escolar pode ser visualizado em “Calendário Escolar 2019”.

Rege-se pelos seguintes instrumentos normativos (clique e visualize):
Regimento Interno [Geral] dos Seminários da IPB
Regulamento Interno do Curso de Bacharel em Teologia do RDNE

Vestibular 

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ DIA 31 DE AGOSTO ÀS 0H00

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD O MANUAL DO CANDIDATO.
>
close-link

NOTA 1 – Atendendo as determinações de nossas autoridades o Seminário RDNE suspendeu as aulas presenciais desde quarta-feira (18/3/2020) até a próxima quarta-feira (25/3/2020).

Na segunda-feira (23/3/2020) decidiremos sobre a prorrogação desse período.

As aulas serão dadas via internet enquanto durar a suspensão.

NOTA 2 – Na segunda-feira (23/3/2020), após análise, resolvemos:

  1. Dispensar os alunos por um mês. Voltaremos a ter aula no dia 22/4/2020 ou, se ainda não for possível, avisaremos em 20 de abril de 2020.
  2. Dispensar nossos funcionários, conforme as possibilidades (de acordo com as peculiaridades de cada um) até segunda ordem

 

NOTA 3 – Após a análise (referida na NOTA 2) concluímos que ainda não podemos voltar as aulas presenciais. Se por um lado parece que as escolas militares retornaram, nosso Governador falou sobre as escolas públicas voltarem meses mais tarde e não há qualquer notícia sobre as escolas particulares.

Continuaremos observando e logo que pudermos avisaremos com antecedência.