Painel

Painel

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO

Isa 11:1-2 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.  (2)  Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

            A pergunta inquietante na mente de muitas pessoas, ao final de um ano histórico, é: De onde nos virá o socorro? Por isso, ainda atravessando o mar revolto desta pandemia, muitos procuram soluções para a maior crise da história mundial desde a segunda grande guerra. Nada obstante, o tempo do Natal nos faz lembrar que o maior problema não é um vírus e o seu único remédio não é uma vacina.

            Desde a entrada do pecado no mundo o homem vive um estado de alienação espiritual e moral, mas também desde cedo o Senhor nos apontou o caminho da Redenção por meio da Semente da mulher. Então, o testemunho constante de toda a Revelação é que o Descendente viria com sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento e temor para salvar a todo aquele que crê.

            Diante disso rendemos graças a Deus por tudo o que nos tem sido dado em Jesus e pela vida de todos os irmãos que fizeram parte da história de nosso seminário, mesmo à distância, nesse momento singular de nossas vidas.

            E hoje também testemunhamos: Aquele que nos deu o seu próprio Filho, também nos agraciou com muitas outras bençãos (Rm. 8.32). Deus nos deu a condição de sermos pioneiros no ensino à distância na IPB e concluirmos, ao final de um ano de grandes desafios, a missão de entregar à Igreja mais uma turma de formandos preparada para a ceara do Mestre. Nossas atividades não foram interrompidas por um dia sequer e, o esforço de cada professor e aluno, se tornou importantíssimo para a consecução destes propósitos. As parcerias da JURET e da JET viabilizaram o andamento do seminário e se somaram aos motivos pelos quais rendemos graças a Deus. As intercessões de cada presbitério e sínodo de nossa região nos sustentaram nos momentos dos maiores desafios, até mesmo quando lidamos com as despedidas.

            De modo especialíssimo registramos nossa gratidão pela vida de nossa irmã Odilma, que este ano se despede no nosso Seminário depois de 28 anos de serviços prestados na secretaria. E unimos nosso coração aos familiares enlutados pela partida de nossos queridos professores Rev. José João de Paula, Rev. Eliezer Monteiro dos Reis e Rev. Welison Rodrigues Ayres.

            Nesse final de ano louvamos a Deus por todos os irmãos que caminharam conosco e reforçamos nosso apelo para que essa pareceria continue a produzir seus frutos em 2021.

            Um feliz natal e um ano novo repleto das mais ricas bençãos celestes!

Rev. Folton Nogueira, Diretor
Rev. Cleverson Moreira, Capelão
Natal de 2020

 

Sl. 16.3 Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

O ano de 2020 vem promovendo marcas indeléveis em toda a humanidade. Por séculos sua história será contada com todos os contornos dramáticos que o caracterizaram. Mas, para um povo em especial, o da Aliança, essas marcas e esta história poderão ser contadas de uma forma bem diferente. Assim, ainda que sejam inevitáveis as menções dolorosas, o testemunho valoroso de vidas que nos deixaram acompanharão cada momento de louvor e gratidão a Deus por seu tão grande amor que nos presenteou com a vida eterna em Cristo Jesus.

Por isso o RDNE registra seu primeiro testemunho desta história mencionando três notáveis que nos deixaram em 2020 para receber a imarcescível coroa da glória, nossos professores Rev. José João de Paula, Rev. Eliezer Monteiro dos Reis e Rev. Welison Rodrigues Ayres.

O Rev. José João de Paula foi professor nesta instituição por duas décadas, tendo iniciado sua jornada docente em 1993. Formado pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1981, e tendo iniciado seu pastorado na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, foi posteriormente reconhecido por todos os seus alunos como uma inspiração missionária, sendo também um exímio conhecedor da área exegética, especialmente do Novo Testamento.

O Rev. Eliezer Monteiro dos Reis é ex-aluno da casa, da 8ª turma de teologia do RDNE, tendo iniciado seus estudos em 1983. Seu profícuo ministério pastoral foi reconhecido pelos seus pares e por suas ovelhas. No seminário atuou nas áreas de psicologia e, também promoveu marcas em seus alunos pela disposição, interesse e por seu conhecimento. Certamente muitos pastores usufruem hoje do que puderem receber de tão nobre irmão.

 

O Rev. Welison Rodrigues Ayres foi um jovem pastor e comprometido professor desta instituição. Ele pertenceu a 29º turma do RDNE, que iniciou seus estudos em 2004. Sua atividade docente durou apenas dois anos, tendo iniciado em 2019, mas foi tempo suficiente para registrar seu compromisso com a fé reformada e, acima de tudo, com o Reino de Deus, não sendo impedido, nem mesmo pelas dores de sua enfermidade, de ensinar aos seus alunos.

A história destes irmãos é a razão pela qual rendemos graças ao Senhor de todas as coisas. E ao nos associarmos a eles, no tempo em que estiveram conosco, reconhecemos a excelência da união fraterna de vidas que se entrelaçam pela sagrada piedade cristã. E, como declara João Calvino, em seu comentário sobre os salmos: “Devemos, pois, valorizar e apreciar de forma sublime os genuínos e devotados servos de Deus”.
Aos familiares nosso carinho e reconhecimento pela compreensão demonstrada ao compartilharem conosco um pouco da vida destes queridos irmãos. Com vocês deixamos nosso coração e nossas orações. E aos demais membros de nossa comunidade acadêmica nosso apelo para que notemos homens com estes.
Rev. Cleverson Gilvan de Oliveira Moreira – Capelão
Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller
Dezembro de 2020

Março de 2020

Graças a Deus, em tudo, somos mais do que vencedores, por Cristo, que nos amou.

 

As dificuldades inerentes à direção de um Seminário da IPB, foram muito agravadas com essa peste que se alastra pelo planeta. Hoje nossos alunos estão cursando suas disciplinas à distância. Nossos professores foram capacitados – em regime de urgência – para fazê-lo. E estão fazendo. Alguns com as dificuldades do primeiro contato, outros com a experiência anterior adquirida em suas igrejas.

Boa parte de nossos funcionários estão em casa, trabalhando à distância, eu mesmo estou de quarentena nesta semana desde o dia 21.

Entretanto, disso tudo haverá de sair boas experiências (tantas, que será impossível listá-las aqui) especialmente a lição prática que nossos alunos estão recebendo a respeito de viver em dias de crise aguda. Poderá haver algum prejuízo acadêmico (espero que não), mas, certamente os ganhos na vida devocional e na pastoral compensarão em muito.

Peço a Deus que isso passe logo e tudo volte ao normal. Enquanto isso não ocorre continuemos orando e buscando ao nosso SENHOR, pois nosso socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.

Rev. Fôlton Nogueira – Diretor

Colossenses 3:16 “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Somos uma escola teológica confessional, de orientação reformada, que por sua natureza acadêmica, atua como um braço estendido da igreja na formação de pastores para o Reino. E somos também parte integrante do corpo de Cristo, chamados para expressar a mutualidade do relacionamento vivo do povo de Deus, a partir do convívio que ele nos oportuniza.

Somos ainda interdependentes, como se depreende do ensino neotestamentário sobre a constituição da igreja em Rm. 12.5, onde se lê:  “assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, …”  e mais fundamentalmente somos servos, como se lê também em Gl. 5.13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.”. Designados, portanto, de acordo com a multiforme graça de Deus, para o suporte recíproco que busca a força do Altíssimo em todo o tempo no treinamento dos santos para o ministério no Reino.

Nossa aspiração, apresentada diariamente a Deus em nossas orações, é que Ele, o SENHOR da Igreja, nos fortaleça e nos disponha, em consagração e serviço, para o louvor da sua própria glória. E, além disso, nos habilite e nos capacite, a partir do labor teológico e do exercício regular dos meios piedosos de graça a buscar a excelência em todas as áreas da vida cristã.

Somos a família RDNE, uma comunidade separada e consagrada pelo e para o SENHOR da glória!

Rev. Cleverson Gilvan – Capelão