Nossa História – Desde 1976

As origens da nossa instituição remontam à realização do Supremo Concílio da IPB em 1974, aqui mesmo na capital mineira, quando se fortaleceram as aspirações por uma unidade de ensino teológico nas Alterosas. Tais aspirações tomaram o lugar histórico do desiderato pelo “terceiro seminário” da IPB, lugar este dantes ocupado pelo Seminário do Centenário (também surgido em Minas), já não mais operante.

Ainda em 1974, o PBHZ – Presbitério Belo Horizonte deliberou por criar o IPRESBT – Instituto Presbiteriano Superior de Teologia. Em 1975, os entendimentos com a antiga CES/IPB (Comissão Especial de Seminários, predecessora da JET), já avançavam positivamente em favor da empreitada. Por orientação dela, a liderança do movimento foi orientada a entender-se com o CD/SPS, no sentido de viabilizar a criação da extensão.

Em Janeiro de 1976, o PBHZ deu forma à deliberação de 1974, determinando o início das aulas. O culto inaugural se deu em 04 de Março de 1976, com pregação pelo saudoso Rev. Odayr Olivetti, abrindo as atividades de ensino em nível de bacharelado.

Em 1978, o SC/IPB atribuiu equiparação do curso teológico do IPRESBT ao dos outros dois seminários até então existentes (Resolução SC/IPB-1978:XXXIX), em termos de reconhecimento, para fins de ordenação ministerial na IPB. Na mesma resolução, colocou o IPRESBT sob a direção do CD/SPS, mediante a inusitada figura de “convênio” (caso único na história da IPB, por força de outros interesses que começaram a caminhar em paralelo, naquele ano).

No entanto, em 1986 colocou nos anais da história a seguinte resolução:
“SC/IPB-1986: XLIV:  O Supremo Concílio resolve: 1) Considerando que esta Extensão do Seminário vem funcionando a contento há dez anos, embora ainda sem sede própria…”. Assim, foi o próprio SC/IPB que patrocinou o fato de que a contagem do tempo da nossa história remonta a 1976… 04 de Março de 1976!!!

Em 1982, o IPRESBT foi transformado (“oficialmente”) em extensão de seminário, coisa que, na prática, já ocorria desde 1978. Em Julho de 1986, veio a emancipação institucional, ocasionando a instalação em 20 de Setembro.

Em 1999, ocorreu a transferência de suas dependências iniciais, desde o início sob o abrigo fraternal da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, para a primeira unidade de sua sede própria.

Ao final de 2015, completaram-se 40 ciclos de anos letivos, considerando as diversas fases da instituição. Em 04 de Março de 2016 tivemos a celebração dos 40 anos daquele início pioneiro.

No dia 30 de Setembro de 2016, tivemos a celebração de 30 anos de emancipação institucional. Em 2018, o RDNE comemora 42 anos de atividades de ensino teológico.

Clique AQUI para ver história mais detalhada.

“Ebenézer! Até aqui nos tem ajudado o Senhor!” (I Samuel 7.12).